Evolucionismo
Existem
diferentes tendências dentro do que o evolucionismo abrange. Uma das
mais importantes é aquela que vê a cultura como um mero sistema
adaptativo. Deste ponto de vista, é o desenvolvimento tecnológico
que representa o critério para poder avaliar a evolução de uma
certa sociedade.
Resultado
desta perspectiva são os seguintes modelos evolutivos:
- Selvagens(caçadores e coletores)
- Bárbaras(agricultores e pastores)
- Civilizados(urbano industrial)
1)
As sociedades selvagens
são aquelas formadas por caçadores e coletores.
2)
As sociedades barbaras
são aquelas que desenvolveu a agricultura e a criação de animais.
3)
As sociedades civilizadas
são aquelas que passaram pela revoluçao industrial.
Críticas
ao evolucionismo
A
sociedade deixa de ver as diferenças culturais em um plano
cronológico e passa a ver em um plano estrutural(sociedades
organizadas em lógicas diferentes). O método mais importante é o
pesquisador se envolver em determinadas atividades do grupo
envolvido, para poder compreender melhor a cultura do povo estudado.
O
método evolucionista implica em:
1)
Escolher um setor da cultura estudada, como a tecnologia.
2)
Comparar a tecnologia dessa cultura com a de outras sociedades.
3)
Definir quais sociedades são as mais evoluídas.
FUNCIONALISMO
O
funcionalismo: Para está corrente teórica a cultura é um
sistema integrado, no qual cada parte possui uma função.
A
descoberta da reciprocidade: Um princípio teve papel fundamental
na compreensão das sociedades primitivas: a reciprocidade.
Malinowski desenvolveu este princípio estudando os trobiandeses. Em
seu estudo ele mostrou como a vida social girava ao redor do
comprimento de determinadas expectativas recíprocas
entre eles.
O
kula:
Durante
o kula, os chefes das tribos viajam entre ilhas e trocam entre si
dois tipos de objetos.
O
potlatch:
O potlatch se refere a um grupo de sociedades do noroeste americano
que pertencem a três grupos linguistas diferentes. O potlatch é o
sistema de dadivas trocadas. Ele possui características específicas
nestas regiões: o exagero, o aspecto agonístico e o caráter
coletivo(são coletividades e não indivíduos que trocam).
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